Eraldo de Freitas
Da Redação
Em uma série de ações realizadas nesta sexta-feira (2), a Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Grupo de Apoio (GAP) do 4º Batalhão, prendeu cinco homens por tráfico de drogas em Várzea Grande. As operações, inseridas na Operação Tolerância Zero, resultaram na apreensão de 120 porções de entorpecentes, incluindo maconha e pasta base de cocaína, além de materiais utilizados na comercialização das drogas.
A primeira ocorrência aconteceu no bairro Jardim dos Estados, onde policiais militares, durante patrulhamento tático, flagraram um homem em atitude suspeita consumindo drogas em frente a um conjunto de residências. Ao ser abordado, o indivíduo revelou ter adquirido os entorpecentes em uma das casas próximas e indicou sua localização.
No imóvel apontado, outro suspeito tentou fugir ao perceber a presença policial, mas foi contido e detido logo em seguida. Durante a averiguação, os agentes apreenderam 107 porções de drogas, entre maconha e pasta base de cocaína. Ambos os homens foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais. Em outra ação, no bairro Costa Verde, equipes da PM foram acionadas por meio de denúncias anônimas sobre um ponto ativo de venda de entorpecentes.

Ao chegarem ao local indicado, os policiais abordaram dois homens que confessaram frequentar a residência para a aquisição e comercialização de drogas. Durante as buscas, foram localizadas cinco porções de maconha, duas balanças de precisão e um rádio comunicador. Os envolvidos foram presos em flagrante e também encaminhados à delegacia.
A terceira prisão ocorreu no bairro Manga, após nova denúncia anônima. Um suspeito, que estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, foi flagrado em frente à sua residência vendendo drogas. Ao perceber a presença da guarnição, não ofereceu resistência. Com ele, foram apreendidas sete porções de cocaína e uma porção de maconha. O indivíduo foi detido e levado à autoridade policial competente.
Todas as ações fazem parte da Operação Tolerância Zero, uma iniciativa lançada pelo Governo de Mato Grosso em novembro de 2024, com o objetivo de reforçar o combate ao tráfico de drogas e desarticular estruturas do crime organizado em áreas urbanas e periféricas do estado. Segundo dados oficiais, a operação já resultou na prisão de 1.193 pessoas em flagrante e na apreensão de mais de três toneladas de entorpecentes.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel PM César Roveri, os resultados obtidos são fruto de investimentos estratégicos na inteligência policial e na ampliação do policiamento ostensivo. O secretário também ressaltou que as ações integradas da segurança pública têm sido fundamentais para conter o avanço de facções criminosas, além de promover maior sensação de segurança nas comunidades.
Dados recentes divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso revelam que, entre janeiro e dezembro de 2024, as forças de segurança apreenderam 41,2 toneladas de drogas no estado, representando um aumento de 57% em relação ao ano anterior.
Do total apreendido, 17,5 toneladas correspondem à maconha, 16 toneladas à cocaína e 7,6 toneladas à pasta base. Os números evidenciam a intensificação das ações repressivas e a eficiência das estratégias adotadas na política de combate ao narcotráfico em todo o território mato-grossense.
